Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2021
©DR

ACISB associa-se a Movimento TAKE IT

Promovido pela associação ZERO o movimento TAKE IT pretende sensibilizar os clientes a usar os seus recipientes reutilizáveis para transportarem refeições prontas.

-PUB-

Acabar com o desperdício, promover a sustentabilidade ambiental, cuidar do futuro do planeta são frases cada vez mais replicadas e que já se tornaram numa efetiva missão para as gerações atuais.

E é com base nestas missivas que a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável lançou o movimento TAKE IT, especialmente dirigido aos setores da restauração e similares.

Este movimento pretende sensibilizar os clientes para o uso de recipientes reutilizáveis para transportarem refeições prontas, e informá-los que é um direito que têm de o fazer, recentemente introduzido na legislação nacional, com o objetivo de promover a reutilização das embalagens e contribuir para a redução da produção de resíduos.

Os estabelecimentos comerciais são chamados para esta campanha contra o desperdício por serem considerados agentes fundamentais para a mudança, que começa com a informação dos respetivos clientes.

A adesão a este movimento é totalmente gratuita e com vantagens obvias para os estabelecimentos aderentes, nos quais será colocado um Selo identificativo do movimento TAKE IT que, assim, demonstram publicamente a sua preocupação em reduzir o impacto ambiental, aumentam a notoriedade do seu espaço comercial e ainda reduzem os custos na aquisição de embalagens para takeaway.

Os clientes podem, simplesmente, trazer a respetiva embalagem reutilizável de casa e leva-la ao restaurante e com estes pequenos hábitos podem contribuir para reduzir de forma acentuada a quantidade lixo produzido em embalagens.

De acordo com a ZERO “cada europeu gera 174 kg de lixo em embalagens por ano”.

As campanhas de redução de embalagens já não são uma novidade, mas ainda estão longe de atingir os objetivos necessários para reduzir de forma significativa o impacto ambiental.

As associações que se dedicam ao desperdício zero têm vindo a atuar junto do consumidor para que nas suas opções de compra optem por produtos vendidos avulso, que usem sacos e embalagens reutilizáveis e agora pedem também a cooperação dos comerciantes.

A ACISB entende que esta é uma causa de enorme importância e nesse sentido decidiu aderir, informando todos os associados, disponibilizando-se para aceitar as adesões dos interessados e, ainda, levar a cada um dos estabelecimentos toda a informação de que necessitam, bem como o Selo que identifica a participação no movimento TAKE IT.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.