A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB) promove, uma vez mais, a Semana Gastronómica do Cordeiro, que vai acontecer de 1 a 8 de dezembro e que envolve 16 restaurantes da cidade.
Numa época de boa afluência de turistas à cidade o setor da restauração cria motivos para que os visitantes fiquem mais tempo e experimentem a excelência da gastronomia local, nomeadamente as carnes de raças autóctones.
Os restaurantes aderentes podem confecionar o cordeiro da forma que entenderem, mas devem ter um prato principal que identifique, neste período, a casa. Cordeiro assado na brasa, cordeiro no forno, estufado de cordeiro, caldeirada de cordeiro, as opções são muitas e variadas.
A importância da gastronomia local é incontestável na afirmação da identidade dos territórios e na atração de visitantes e turistas. As semanas gastronómicas são um excelente chamariz de visitantes, favorecendo diretamente o setor da restauração e indiretamente todos os outros setores do comércio.
A ACISB procura, com estas e outras iniciativas, “dinamizar os negócios e a cidade, comunicar internamente e no exterior que Bragança tem um setor comercial forte e proactivo, que trabalha em prol da criação de uma imagem atrativa, com forte identidade”, explica em comunicado a ACISB.
A gastronomia local “é uma referência, sobretudo para os nossos vizinhos espanhóis, que lhe reconhecem qualidade, a valorizam e a procuram”, acrescenta.
Esta semana gastronómica funciona também como atividade de “valorização e promoção dos produtos locais”, o cordeiro é um exemplo na qualidade das carnes, mas também todos os produtos usados no seu acompanhamento.
“Os empresários locais defendem que o cordeiro merece maior divulgação, esta Semana Gastronómica pode ser o princípio desse trabalho e reconhecimento”, frisa a mesma nota.