As duas formações entraram em campo com algumas cautelas defensivas e procuravam o erro do adversário para se adiantar no marcador. A equipa do Mondim, mais experiente e tecnicamente superior, viria a inaugurar o marcador aos 9’, pelo inevitável Kukes, que de fora da área rematou forte e colocado para o fundo das redes. No minuto seguinte, a equipa da casa chegou ao empate, depois de uma série de ressaltos junto à baliza adversária, a bola acaba por sobrar para um jogador do Gualtar que aproveita para fazer o golo. Até ao final da primeira parte, assistiu-se a um encontro com poucas oportunidades de golo e com as duas equipas a privilegiar o jogo táctico, mas, mesmo assim, muito agradável de seguir. A 24 segundos do intervalo, o Mondim aproveita alguma passividade do adversário e no contra-ataque, Vilaça, descaído pelo lado esquerdo, remata cruzado para a baliza e fez o (1-2), resultado verificado ao intervalo.
Na segunda parte, a equipa do Gualtar, que tem um plantel jovem e muito homogéneo e que faz da sua força física a sua principal arma, entrou disposta a lutar pela vitória. Aos 5’, após a marcação de um canto, o Gualtar aproveita a desatenção do adversário para chegar ao empate. A equipa visitante começou a arriscar mais no ataque e foi obrigada a correr alguns riscos defensivos que foram compensados, aos 16’, com a obtenção do golo (2-3), depois de mais uma recuperação de bola no meio-campo. Nos últimos minutos assistiu-se a um jogo de parada e resposta, com o Mondim a chegar à quinta falta e a ter que ter mais cautelas. Quando faltavam cerca de 10 segundos para o final do encontro, o árbitro assinala a 6ª falta contra o visitante e consequente marcação do livre de 10 metros para o Gualtar, mas a equipa da casa acusou a pressão e rematou à figura de Zé Pinto.
Vitória certa da equipa mais experiente, que não falhou nos momentos certos.
Equipa de arbitragem: Mais uma exibição paupérrima no aspecto técnico e disciplinar, que poderia ter influência no resultado. O cronometrista esteve desatento e, por vezes, não parava o tempo quando a bola estava fora e em outras situações, lamentável e pouco profissional.
Ficha Técnica
Jogo no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Gualtar – Braga
ADC Gualtar: Hugo, Paulo Mota, Tiago, Vitor, Nelson, Rui, Carlos Silva (1), Nuno, Paulo Teixeira, Filipe Silva, Rui Teixeira, Rui Correia (1).
Treinador: Vitor Varela.
Futsal Mondim: Zé Pinto, Brioso, Laurêta, Kukes (2), Vilaça (1), Miguel Ângelo, Tiago Lopes, Ruben, Toni, Portela, Gijio.
Treinador: Tiago Barros.
Árbitros: João Silva, Pedro Pereira.
Intervalo: 1 – 2