Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

Agrupamento de Escolas comemorou Dia da Terra

O Agrupamento de Escolas de S. João da Pesqueira, realizou a I Feira da Terra, no âmbito da do Dia Mundial da Terra.  

Decorreram várias atividades, que tiveram o propósito de “sensibilizar toda a comunidade educativa para as questões ambientais”, revela a autarquia em comunicado, adiantando que, ao longo do ano letivo, enquadrado no projeto de autonomia e flexibilidade curricular: “A nossa Escola na Rota do Douro Sustentável”, os vários departamentos curriculares “desenvolveram ações que permitiram aos alunos investigar, questionar e colocar as aprendizagens curriculares em prática, estimulando a literacia científica, o espírito crítico e o empreendedorismo”.

Conscientes da importância da cultura vitivinícola para a economia e desenvolvimento do concelho, mas também do impacto que agricultura intensiva e o uso recorrente de pesticidas têm na fauna e flora da região do Douro, o departamento de ciências exatas da natureza e tecnologias, em articulação com os restantes departamentos, propuseram-se a organizar um evento onde todas estas aprendizagens estivessem espelhadas.

A feira contou com a presença de vários produtores locais, que expuseram artesanato, queijos, fumeiro, compotas, mel e azeites biológicos, frutas e legumes, ovos caseiros, plantas e muitos outros.

Destacaram-se ainda os ateliers de Ciências Experimentais: “Essências do Douro Sustentável”, projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular da turma C, do 9ºC ano, que com o seu professor de ciências naturais produziram sabonetes artesanais com essências de plantas autóctones e o Laboratório de Gomas Saudáveis.

Os laboratórios de Ciências e de Físico-Química estiveram também abertos à comunidade, levando a cabo diversas experiências e análises ao solo e à água. Provas de Azeite levadas a cabo pela FabricaDouro. “Contámos com a dinamização de ateliers das emoções, artes, teatro, música, Ecoescolas e Biblioteca Escolar que receberam os nossos visitantes”, explica a nota enviada às redações.

Ao longo do dia, enquadradas nas temáticas curriculares das disciplinas ocorreram várias palestras; “As abelhas e a Polinização- escritor Paulo Santos”; “Ambiente e Sustentabilidade”- professor João Carrola da UTAD; “Impacto das Alterações Climática”- Engenheiro Joaquim Alves – Delegado do Douro da DRAP Norte; “Produtos Locais na Dieta Mediterrânica” – Chef Carlos Sousa; “A Importância do Xisto no Douro” – Engenheiro Agrícola José Cavalheiro Neste dia, para sensibilizar os nossos alunos para as questões do impacto ambiental da nossa região nos agentes polinizadores e para a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas, foram inaugurados os jardins D’Ouro e as Hortas Biológicas, estas últimas como resultado da candidatura aprovada ao Projeto Ciência Viva.

“Foi um dia de partilha, convívio, aprendizagem e consciencialização de toda a comunidade para a importância da sustentabilidade, equilíbrio e proteção da biodiversidade da nossa região”, porque mudar o mundo “depende de cada um de nós”.

O Dia Mundial da Terra é dedicado à consciência global, mas também a pequenos gestos que podem tornar o planeta ambientalmente mais sustentável.

 

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.