Com a sua génese na Escola Industrial de Torre de Moncorvo, o Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado, desde 2007, altura que se constituiu num único agrupamento, agrega todos os níveis de ensino desde o pré-escolar até ao 12º ano.
Luís Rei, diretor há cerca de quatro anos, referiu que neste ano, o agrupamento conta com um total de 551 alunos matriculados, acrescentando que se “tem vindo a assistir a uma redução gradual do número de alunos na ordem dos 20/30 todos os anos, à exceção do ano anterior em que não houve qualquer diminuição”.
Durante a pandemia, o agrupamento em colaboração com a Câmara Municipal e as freguesias do concelho, de tudo fez para melhorar a situação.
“O primeiro confinamento foi muito complicado, havia alunos e professores que nunca tinham tido aulas por zoom, não tinham acesso à Internet e não tinham computadores”, referiu Luís Rei, salientando que se notou uma enorme evolução do primeiro confinamento para o segundo e que grande parte do corpo docente já se encontra vacinado.
Com a aproximação do próximo ano letivo, a escola pretende abrir, pela primeira vez, o curso de Mecatrónica, ligado à eletrónica e eletricidade e apostar na requalificação das estruturas, por forma a oferecer a toda a comunidade educativa melhores condições e maior qualidade escolar.