Jacqueline Guedes, coordenadora do Erasmus na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, revelou que o tema desta mobilidade foi o enquadramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Na tentativa de dar a conhecer os interesses e as atividades dos jovens portugueses relacionados com os ODS, dinamizaram-se diferentes atividades, como o workshop sobre os dez mandamentos do cidadão responsável (Charte du Citoyen Européen); o reaproveitamento das grainhas de uva para elaboração de produtos de beleza; a plantação de uma horta pedagógica e a elaboração de posters sobre os ODS em colaboração com Dominique Lefevre, presidente da Terralbastra (ONG)”.
“Foi uma semana muito intensa em aprendizagem e convívio. Para além da partilha de ideias sobre os ODS, os alunos apresentaram os pontos fortes e fracos dos mesmos, com a ajuda dos docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, numa sessão de trabalho muito interessante na Universidade”, frisou a coordenadora.
Reconhecendo a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a preservação do ambiente e para a promoção da sustentabilidade, alunos e professores visitaram o património da região, com uma paragem em São Leonardo de Galafura, uma viagem de comboio, Régua-Pinhão e uma visita às diferentes valências da Quinta das Carvalhas.
Visitaram ainda diferentes espaços da cidade da Régua e também o Museu do Douro, onde ficaram a conhecer a história do vinho do Porto.
“Foi uma semana extraordinária. Os nossos parceiros ficaram a conhecer um pouco do Alto Douro Vinhateiro e a perceber o enquadramento dos ODS na nossa região no contexto profissional, empresarial e cultural”, concluiu Jacqueline Guedes.