“Foi com grande expectativa e entusiasmo que a comunidade escolar aguardou a chegada e preparou a receção dos alunos e professores que nos visitaram. Também o município do Peso da Régua recebeu os nossos parceiros com muita elegância e muito calor humano, bem caraterizadores das gentes durienses”, explica Jacqueline Guedes, coordenadora do Erasmus na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo.
O tema desta mobilidade foi a juventude e numa tentativa de dar a conhecer os interesses e as atividades dos jovens portugueses, apresentou-se o tópico em vários domínios e dinamizaram-se diferentes atividades. “Foi uma semana muito intensa em aprendizagem e convívio”. Para além da partilha de ideias sobre a juventude nos diferentes países, numa sessão de trabalho “muito interessante”, realizaram-se workshops relacionados com os diferentes cursos que funcionam na EPDRR (Termalismo, Desporto, Cozinha/Pastelaria, Vitivinícola, entre outros) e visitaram-se diferentes espaços da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (hospital veterinário, Jardim Botânico, museu de Geologia, entre outros).
Reconhecendo a importância da educação dos jovens para a preservação do ambiente e para a promoção da sustentabilidade, alunos e professores visitaram o Centro de Ciência Viva de Vila Real e “maravilharam-se com a fauna e a flora da nossa região, com uma paragem obrigatória em São Leonardo de Galafura, onde a admiração foi enorme perante a vastidão do nosso Reino Maravilhoso”, acrescentou a mesma responsável.
De forma a valorizar a região duriense, a vinha e o vinho, as suas paisagens e as suas gentes, realizou-se uma viagem de comboio, Régua-Pinhão, com o rio Douro como companheiro, onde ainda houve tempo a Quinta das Carvalhas.
“Dinamizaram-se ainda atividades para mostrar o que, no domínio cultural, existe disponível para a comunidade, tendo-se visitado diferentes espaços da cidade da Régua e também o Museu do Douro, onde se ficou a conhecer, entre outras coisas, a história do vinho do Porto, que tanto deliciou os nossos parceiros”, revelou Jacqueline Guedes, adiantando que foi uma “semana extraordinária” e os “nossos parceiros ficaram a conhecer um pouco da nossa região e a perceber o contexto profissional, empresarial e cultural da comunidade”.
Em novembro o reencontro será em Bilbau para dar continuidade a este projeto, nunca esquecendo que ‘Together We Can’.