A notícia está a ser avançada pelo jornal Público.
O nome tinha sido divulgado ontem à noite, mas ainda antes da aprovação oficial na Comissão Política do Partido Socialista, que se realiza esta noite, Álvaro Beleza desistiu de ser o cabeça de lista por Vila Real.
Em declarações ao jornal, o também líder da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social afirma que ficou “sensibilizado com o convite do secretário-geral” para liderar a lista de deputados do PS pelo distrito, mas revela que decidiu não aceitar, “depois de muito refletir”.
Álvaro Beleza disse ainda estar disponível para continuar a apoiar o partido: “Em Coimbra, onde sou militante, em Leiria, em Lisboa, onde vivo, em qualquer ponto do país.”
Em declarações ao Expresso, o médico afirmou que recusou ser candidato por Vila Real, porque teve em conta a oposição manifestada à sua escolha por parte da concelhia do PS de Vila Real.
A escolha do nome que não tem ligações ao distrito de Vila Real foi criticado pela estrutura local, cujo presidente, José Silva, disse ser “inaceitável” que tenha sido imposto um candidato de fora do distrito para encabeçar a lista às eleições legislativas de março.