Ainda antes dos resultados desta radiografia, o município já avançou com um protocolo com a GNR e implementou o projeto “e-Guard”, um sistema de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis, que permite a idosos isolados carregar no botão para pedir ajuda, já que o dispositivo eletrónico de comunicação direta está ligado em permanência à GNR. Para que mais pessoas fossem abrangidas, o município aderiu a um programa semelhante e com o mesmo fim, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.
UNIVERSIDADE SÉNIOR
Encontra-se em fase de criação uma nova valência para os mais velhos, uma Universidade Sénior, que pretende ser uma unidade dinâmica de aprendizagem, partilha de conhecimento e socialização.
Proporcionar educação contínua e qualidade de vida, estimulando não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o bem-estar social e emocional dos seus participantes são objetivos do projeto de envelhecimento ativo.
Foi criado um regulamento e já tem espaço, na antiga escola primária nº2. O imóvel vai ser requalificado, com intervenções no isolamento térmico e substituição, reconstrução de soalho e substituição da cobertura, entre outros trabalhos para garantir conforto térmico. Também no espaço exterior envolvente serão feitas obras, para assegurar uma acessibilidade sem barreiras arquitetónicas.