Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
© Arquivo VTM

Associação de Paralisia Cerebral quer ambulatório pediátrico em Vila Real

A Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real (APCVR) quer criar uma unidade de ambulatório pediátrica para responder a uma lacuna e evitar deslocações ao Litoral, anunciou o presidente durante a celebração do 30.º aniversário da instituição

-PUB-

Carlos Varela, que falava à agência Lusa à margem do 30.º aniversário da APC, disse que o futuro da instituição vai passar pela criação de uma unidade de ambulatório pediátrica, um serviço que, atualmente, “não existe” nem no distrito de Vila Real nem no de Bragança.

Nesta unidade, explicou, far-se-á “um primeiro rastreio das crianças, dos zero aos três anos”, e o objetivo é servir os concelhos de Trás-os-Montes, podendo estender-se a alguns municípios de Viseu.

Com instalações já escolhidas para acolher o serviço, a APCVR possui técnicos e terapeutas e vai agregar também técnicos de saúde e médicos ao projeto, que deverá ter capacidade para “60 utentes”, que deixarão de ter de se deslocar até ao Porto.

A APCVR nasceu há 30 anos, a partir de um grupo de amigos e de pais de crianças com paralisia cerebral. Atualmente tem 375 utentes e as valências vão desde o centro de atividades ocupacionais, lar residencial, serviço de apoio domiciliário e inclui ainda o centro de recursos para a inclusão (CRI), que presta apoio às escolas.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.