Sábado, 25 de Outubro de 2025
No menu items!
RegiãoAutarquia apoia setor agropecuário e apícola afetados pelos incêndios 

Autarquia apoia setor agropecuário e apícola afetados pelos incêndios 

Após os incêndios que recentemente devastaram várias freguesias do concelho de Vila Flor, o município já está no terreno a apoiar de forma imediata o setor agropecuário.

-PUB-

Numa publicação nas redes sociais, a autarquia revela que desde ontem e durante as próximas semanas serão entregues 200 rolos de aveia e feno para alimento dos animais.

Este apoio “destina-se a colmatar as dificuldades sentidas em inúmeras explorações agropecuárias afetadas pelos fogos”, acrescenta.

O levantamento das necessidades foi realizado pelo Gabinete de Agricultura do Município, em parceria com a Organização de Produtores Pecuários.

Paralelamente, o município dará também apoio aos apicultores afetados. Para esse efeito, os interessados “deverão contactar o Gabinete de Agricultura através do número 278 510 100 ou dirigir-se ao presidente da Junta de Freguesia da sua localidade.

Esta é apenas a primeira medida de apoio de várias que a câmara municipal preparou, entre elas destaque para o fornecimento de alimentos para animais (rolos de aveia e feno, rações), o apoio a apicultores (alimentação de emergência), isenção do pagamento de água no mês de agosto às freguesias afetadas e distribuição de água potável em zonas onde o abastecimento tenha sido comprometido.

Outras medidas passam pela limpeza e remoção de destroços em terrenos, caminhos e áreas comuns e disponibilização de máquinas e meios municipais para trabalhos de limpeza e recuperação de terrenos, apoio técnico e logístico em cada Freguesia para candidaturas a programas de compensação e fundos de emergência.

O município refere ainda que vai realizar campanhas de sensibilização e prevenção de incêndios junto da comunidade.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS