As cerimónias oficiais têm início marcado para as 10 horas, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com o habitual hastear das bandeiras. Momento simbólico, que antecede a sessão solene que será marcada pela intervenção do presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes.
A programação deste ano do Feriado Municipal, terá, no entanto, destaque, pelas atividades culturais que complementam a programação. Neste dia realizar-se-á o primeiro encontro feito por criadores para pensar Trás-os-Montes como território cultural a partir de Murça, no âmbito da iniciativa “ECCOOO – Encontros Culturais Com Os Outros Olhares”.
Esta iniciativa propõe a inauguração de duas exposições, de arte contemporânea, desenho e ilustração, apresentadas por Cristina Taquelim e Mafalda Milhões, e estarão patentes na Biblioteca Municipal.
Da parte da tarde, no Auditório Municipal, debate-se a “Importância da Cultura em meios rurais e em zonas de baixa densidade urbana”, com a participação dos atores Pedro Giestas e Rita Blanco. O evento, que marca esta data, termina com o espetáculo de marionetas “Trulé”.