Terça-feira, 21 de Maio de 2024
No menu items!

Autarquia e Associação Patinhas unidas para ajudar animais

O município de Sabrosa assinou um protocolo de cooperação e colaboração com a Associação Patinhas à Procura de Lar de Sabrosa (APLS).

-PUB-

O protocolo foi celebrado na presença da presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, e da presidente da APLS, Mónica Amaral.

Em comunicado, a autarquia explica que dada a existência de um elevado número de felinos e canídeos errantes não esterilizados, em várias zonas do concelho, muitas vezes em graves situações quanto ao seu bem-estar, torna-se “imperioso tomar medidas preventivas nesse sentido, uma vez que estas populações de animais errantes causam problemas aos munícipes, interferindo na saúde pública, para além de apresentarem uma elevada taxa de reprodução, entre outras consequências”.

Os objetivos principais desta parceria passam por “realizar o controlo da superpopulação em colónias de gatos através do Programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), prestando apoio a animais errantes com necessidades de recolha urgente e tratamento, melhorar a dinâmica de famílias de acolhimento, as adoções e sensibilizando a população através de ações no público escolar e população em geral”, acrescenta a autarquia.

COMO FUNCIONA

A sigla CED significa “Capturar-Esterilizar-Devolver” e refere-se a um método de controlo de colónias de gatos silvestres, sendo este o método mais eficaz para evitar os nascimentos de ninhadas indesejadas, permitindo estabilizar a população, assim como permitindo dar uma maior qualidade de vida aos animais já existentes na colónia.

Este “é o único método que efetivamente contribui para a redução do número de animais de rua, de forma digna e humana”.

O CED começa por fazer o diagnóstico da colónia e planeamento das capturas. Os animais são atraídos para as armadilhas com comida. Depois são transportados para as clínicas parceiras, onde são esterilizados e é feito um pequeno corte na orelha, que é um sinal internacional como forma de identificação dos gatos já esterilizados.

Algum tempo depois da cirurgia, os animais “são libertados no local onde foram capturados”.

VANTAGENS

Entre as vantagens deste método esta a proteção dos animais, o controlo populacional, ao deixar de haver ninhadas naturalmente a população de gatos tenderá a diminuir. Redução do barulho resultante do acasalamento e lutas são reduzidos após a esterilização, assim como redução do cheiro e das doenças que podem ser transmitidas entre eles.

Além disso, os cuidadores ficam “mais felizes e despreocupados”, uma vez que a colónia controlada pelo método CED permite aos cuidadores poupança de recursos e potencia a sua aceitação e estima pelos moradores.

A APLS é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, sustentada pelo trabalho de voluntários, constituída em 11 de novembro de 2022, dedicada a ajudar animais de rua do concelho de Sabrosa.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS