Foi hoje apresentada, na Câmara Municipal de Vila Real, a nova valência do projeto “Para cá do Marão, embalagens não”, destinada à reciclagem de têxteis.
“Vai ser criado um ponto de recolha, nas instalações da antiga fábrica de diamantes, onde será possível entregar roupa que irá depois ganhar nova vida”, explica Mafalda Vaz de Carvalho, responsável pelos serviços do ambiente do município, acrescentando que “teremos também uma aplicação onde as pessoas poderão ver se têm algum item que lhes interessa e adquiri-lo, em troca de pontos”.
Segundo Carlos Silva, vereador da autarquia, “os resíduos têxteis depositados em aterro, no concelho de Vila Real, representam 4% do material entregue e diminuir essa taxa é um dos objetivos deste projeto”.
“Os resíduos têxteis estão a transformar-se num grave problema em todo o planeta e queremos apresentar uma solução que ajude a atenuar este impacte ambiental”, afirma Mafalda Vaz de Carvalho.
A empresa ToBeGreen, uma ‘spin-off’ da Universidade do Minho, é parceira do município de Vila Real na implementação deste projeto.
Notícia desenvolvida na ediçaão de 19 de maio