Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

Autarquia vai combater resíduos têxteis através da reciclagem

No âmbito do projeto "Para cá do Marão, embalagens não!", surge uma nova valência destinada à reciclagem ou reaproveitamento de roupas ou têxteis do lar. Daqui, surge um novo lema, "Para cá do Marão, planeta são!".

Foi hoje apresentada, na Câmara Municipal de Vila Real, a nova valência do projeto “Para cá do Marão, embalagens não”, destinada à reciclagem de têxteis.

“Vai ser criado um ponto de recolha, nas instalações da antiga fábrica de diamantes, onde será possível entregar roupa que irá depois ganhar nova vida”, explica Mafalda Vaz de Carvalho, responsável pelos serviços do ambiente do município, acrescentando que “teremos também uma aplicação onde as pessoas poderão ver se têm algum item que lhes interessa e adquiri-lo, em troca de pontos”.

Segundo Carlos Silva, vereador da autarquia, “os resíduos têxteis depositados em aterro, no concelho de Vila Real, representam 4% do material entregue e diminuir essa taxa é um dos objetivos deste projeto”.

“Os resíduos têxteis estão a transformar-se num grave problema em todo o planeta e queremos apresentar uma solução que ajude a atenuar este impacte ambiental”, afirma Mafalda Vaz de Carvalho.

A empresa ToBeGreen, uma ‘spin-off’ da Universidade do Minho, é parceira do município de Vila Real na implementação deste projeto.

Notícia desenvolvida na ediçaão de 19 de maio

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.