Ao fim da manhã de domingo, circulava, na Estrada Nacional 2, em plena recta do Vale de Aguiar, um autocarro de passageiros que, proveniente de Viseu, se dirigia para a cidade espanhola de Gijón, conduzindo um grupo de Seniores, integrados no programa de Turismo Sénior.
No mesmo sentido do autocarro (de sul para norte) circulavam, também, três cicloturistas, todos eles residentes na vila de Pedras Salgadas que tinham resolvido fazer um passeio dominical, montados nas suas bicicletas.
De repente, à passagem pelos três ciclistas, o autocarro tocou num deles, projectando-o para fora da via, enquanto que um segundo, batendo no primeiro, se viu também derrubado do seu velocípede. Só o terceiro ciclista que vinha mais atrás saiu incólume do acidente.
Os dois ciclistas foram conduzidos em ambulâncias para o Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, sendo ali assistidos, verificando-se que o primeiro atropelado possuía ferimentos de alguma gravidade, pelo que acabou por ser transferido para o Centro Hospitalar de Vila Real.
Segundo nos referiram testemunhas presenciais do acidente, o autocarro, alegadamente, tinha ultrapassado uma carrinha, mas, confrontado com um traço contínuo no pavimento, tratou de regressar à sua mão, no preciso lugar em que se deslocavam os três ciclistas. Terá sido o movimento de reentrada na sua via que terá motivado o embate, com o corpo do ciclista a deixar marcas no espelho retrovisor e no pára-brisas do autocarro.
A GNR do posto de Vila Pouca de Aguiar tomou conta da ocorrência.
Depois do inquérito realizado no local, pelas forças de segurança, o autocarro pôde continuar o seu caminho, em direcção a Espanha.
Agostinho Chaves