Acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, há já vários anos, as praias da Ribeira e da Fraga da Pegada, na albufeira do Azibo, vão ser ainda mais inclusivas graças à implementação de um sistema de cores para daltónicos.
Em comunicado, a autarquia explica que o ColorADD é “uma espécie de alfabeto cromático”, que estará presente nas bandeiras destinadas à informação e assistência a banhistas.
O ColorADD é um sistema concebido pelo designer português Miguel Neiva e usa combinações de símbolos gráficos para criar uma linguagem que possibilita ao daltónico diferenciar as cores, em qualquer contexto e em qualquer país
“Tencionamos estendê-la a outros domínios e espaços públicos autárquicos em que se justifique e vamos agora fazer esse levantamento. Avançamos primeiro na zona balnear do Azibo porque é, neste momento, uma das áreas que mais visitas recebe no nosso concelho, cerca de 400 mil por época”, indica Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.
Estima-se que existam mais de 350 milhões de daltónicos em todo o mundo. Esta é uma perturbação visual que afeta um em cada 12 homens e uma a cada 200 mulheres, que não conseguem distinguir algumas ou todas as cores.