Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Bombeiros alemães em Mondim de Basto para ajudar e aprender

Um grupo de bombeiros profissionais alemães vai estar durante uma semana em Mondim de Basto para colaborar no combate, rescaldo e vigilância dos incêndios florestais e, ao mesmo tempo, partilhar conhecimentos com os voluntários deste concelho.

O comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Luciano Reis, disse que os alemães vão ser recebidos no domingo, durante uma cerimónia em que vai ser assinado o protocolo de colaboração entre as duas entidades.

De acordo com o responsável, os operacionais alemães vão estar durante uma semana em Mondim de Basto e vão colaborar no combate aos incêndios florestais, com uma presença mais na retaguarda, e ainda ajudar nas operações de rescaldo e vigilância.

“O que eles pretendem, no fundo, é ver uma realidade que eles não têm a nível dos incêndios florestais”, salientou.

O objetivo é ainda a partilha de conhecimentos e experiências entre as duas corporações.

Para além dos incêndios que têm ocorrido neste concelho, os voluntários têm também ajudado no combate aos muitos fogos que têm deflagrado noutros pontos do distrito de Vila Real nas últimas semanas.

“Eles vão analisar e verificar como é que nós procedemos no combate aos incêndios. Estou na expectativa de aprender e de poder também transmitir os nossos conhecimentos. Vai ser uma experiência interessante”, sublinhou Luciano Reis.

Durante a semana haverá igualmente tempo para mostrar o concelho aos operacionais alemães, onde está a ser feita uma forte aposta no turismo de natureza.

No domingo vai ser ainda inaugurado um novo veículo adquirido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Mondim de Basto, com o apoio do município.

Trata-se de uma viatura de apoio logístico especial que comporta uma máquina de rastos para consolidação de incêndios florestais, limpeza de mata e abertura aceiros.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.