Agostinho Chaves
Agostinho Chaves
Trata o jornalismo por tu. Colabora com a VTM há mais de 25 anos. Foi Diretor entre 2014 e 2019. Passou por meios de comunicação nacionais, como o Comércio do Porto e a Rádio Renascença.

Bombeiros e Natal

 

Nesta edição, publicamos um trabalho notável que pensamos ser inédito na comunicação social portuguesa.

As contingências do destino fizeram com que este trabalho surja uns dias depois de um terrível acidente que roubou a vida a quatro pessoas devotadas ao bem público, ao socorro dos outros, à desinteressada forma de defender e apoiar o Próximo. Uma das pessoas que morreram na queda de um helicóptero do INEM era uma mulher enfermeira e bombeira. Desse modo, sem que o tivéssemos pensado antes, este trabalho sobre os Bombeiros da nossa região é também uma homenagem a estes homens e estas mulheres que se entregam à prática do Bem. De resto, os Bombeiros portugueses passam por momentos conturbados na sua relacionação com a Proteção Civil. E não deixa de ser dramático também que, mais uma vez, a Proteção Civil seja de novo posta em causa pela reação tardia nas buscas e no socorro aos tripulantes do helicóptero acidentado. O que se deseja é que os Bombeiros sejam considerados como parte integrante das mais-valias da sociedade, que sejam ouvidos e compreendidos e que também eles sejam apoiados na sua ação de mérito constante.

Por outra coincidência dramática, o acidente do “héli” do Inem e a saída deste caderno editado por “A Voz de Trás-os-Montes” acontecem na véspera do Natal. Se há pessoas que dizem terem perdido o encanto pelo Natal por causa do consumismo exagerado e, como tal, a sua profanação, diremos que isso não tem cabimento. O Natal não se compra nem vende, não é a compra exagerada de prendas, não é a árvore iluminada, não é a figura do Pai Natal. O Natal é o Presépio, a lembrança do lugar onde o Menino Jesus nasceu. O Natal é História e não “estória”. O Natal é uma realidade e não uma ficção. O Menino Jesus é modesto. E a sua mensagem é muito simples: “amar os outros como a ti próprio”

Feliz Natal para todos os que o sintam. Feliz ano novo para os nossos Bombeiros Voluntários.

ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas