Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022

Bombeiros reúnem mais de 15 toneladas de equipamentos usados

A sétima edição do “Quartel Electrão” irá prolongar-se até novembro, e envolve 191 associações de todo o país, das quais seis pertencem a bombeiros voluntários do distrito de Vila Real. A campanha permitiu recolher mais de 15 toneladas de equipamentos elétricos usados.

-PUB-

O envolvimento dos bombeiros voluntários da região já permitiu reunir, entre janeiro e agosto, 14.060 quilos de equipamentos elétricos usados, 1.160 quilos de lâmpadas e 60 quilos de pilhas. Os aderentes foram os bombeiros de: Favaios, Flavienses, Pinhão, Ribeira de Pena, Sanfins do Douro e Cruz Branca. O número de participações a nível global é o mais alto registado até agora nesta campanha.

Esta iniciativa, promovida pelo Electrão, que tem a Liga dos Bombeiros Portugueses como parceira, é uma forma de apoiar a missão dos bombeiros, empenhados na proteção das populações e da biodiversidade. Por outro lado, os bombeiros dão também o seu contributo para que eletrodomésticos e outros equipamentos usados não poluam o ambiente combatendo assim, em várias frentes, o aquecimento global.

Segundo o CEO do Eletrão, “a comunidade tem respondido exemplarmente ao repto lançado pelas associações humanitárias. Ao entregar pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos nos quartéis aderentes a população mostra o seu apoio aos bombeiros contribuindo ao mesmo tempo para o desígnio nacional da reciclagem, que é uma causa ambiental e de saúde pública”.

No final, quem tiver recolhido mais equipamentos usados a nível nacional, recebe um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros. O segundo prémio corresponde a 5.000 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.

Há ainda um Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

A associação que se destacar na recolha de pilhas será recompensada com um prémio de 1500 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. Um prémio do mesmo valor será também atribuído à associação que reunir mais lâmpadas.

No site www.ondereciclar.pt é possível saber qual é o quartel aderente mais próximo onde depositar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.