Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

Câmara faz apelo ao consumo racional de água

A ausência de chuva, em Portugal, originou uma situação de seca prolongada que se tem vindo a agravar nos últimos meses.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê que a chuva regresse ao longo do mês de fevereiro, no entanto a mesma não deverá ser suficiente para impedir que a situação se agrave, pois existem já várias consequências preocupantes que se refletem, essencialmente, na agricultura.

No concelho de Boticas, embora a situação esteja, para já, controlada, o presidente da câmara, Fernando Queiroga, apela a todos os munícipes para que “haja contenção a um consumo racional de água, sem exageros nem desperdícios, para evitar que os depósitos de água destinados ao abastecimento público continuem a descer drasticamente”.

Caso a situação se mantenha e os caudais não sejam repostos com as próximas chuvas, Fernando Queiroga afirma que a câmara municipal poderá implementar algumas limitações. “Os serviços técnicos da autarquia tudo farão para responder a uma possível situação de carência que acredito que não venhamos a enfrentar, mas não podemos excluir algumas medidas restritivas ao consumo de água, caso esta situação de seca se venha a agravar e a chuva, ou a falta dela, não permita a necessária reposição dos caudais”, frisa.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.