Terça-feira, 23 de Julho de 2024
No menu items!




Caminho dos Monges é a nova atração turística do Douro

Os concelhos de Lamego e Tarouca estão oficialmente ligados pelo primeiro grande caminho de ecoturismo cultural nacional: o Caminho dos Monges. 

-PUB-

Este novo projeto supramunicipal nasce num território ímpar, prodigiosamente rico em história, religião e património, numa extensão aproximada de 42 quilómetros.

Presentes na sessão simbólica de abertura do Caminho dos Monges, realizada na Barragem do Varosa, os autarcas de Lamego e Tarouca, Francisco Lopes e Valdemar Pereira, sublinharam que esta nova rota constitui um conteúdo diferenciador para um maior engrandecimento e valorização turística do Douro.

Francisco Lopes destacou que este “era o caminho que, ancestralmente, os monges de Cister percorriam quando, ao sair dos mosteiros de São João de Tarouca e Salzedas e descendo ao Vale do Varosa, se dirigiam às quintas vinhateiras e propriedades onde produziam vinho”.

O Caminho dos Monges é um projeto de cariz cultural, ligado à génese do Vinho do Porto, que pretende associar as vivências seculares dos Monges de Cister à riqueza patrimonial da região. A valorização deste legado histórico é feita num momento em que o Douro celebra um dos maiores desafios coletivos que já assumiu em toda a sua História: a “Cidade Europeia do Vinho 2023”.

[adrotate group="24"]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

[adrotate group="2"]

Mais lidas

[adrotate group="3"]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[adrotate group="5"]