O troço de Vila Real, que até há bem pouco tempo tinha algumas limitações, foi alvo de algumas intervenções, com vista à regularização do piso em locais de maior dificuldade, à limpeza de vegetação e à colocação de sinalética mais moderna, devidamente certificada e padronizada. A manutenção foi feita ao longo de mais de 20 quilómetros, atravessando as freguesias de Parada de Cunhos, Vila Real, Borbela/Lamas de Olo e Adoufe/Vilarinho da Samardã.
Além destas alterações, está a ser preparada uma estratégia de promoção digital, para dar aos peregrinos todas as ferramentas necessárias para uma viagem confortável e segura.
Recorde-se que o Caminho Português Interior de Santiago se estende por 205 quilómetros, atravessando oito concelhos (Viseu, Castro Daire, Lamego, Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves). A passagem para o lado de lá da fronteira acontece em Vilarelho da Raia, percorrendo cerca de 180 Km da Via da Prata, em território espanhol, até alcançar Santiago de Compostela.