Quarta-feira, 13 de Maio de 2026
Vila RealCancro da mama com 9 mil novos casos todos os anos

Cancro da mama com 9 mil novos casos todos os anos

O cancro da mama é o mais frequente nas mulheres, sendo que “todos os anos há 9 mil novos casos”. Quem o diz é João Abrantes, coordenador da unidade da mama do serviço de imagiologia da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD).

-PUB-

O responsável falava à margem das primeiras Jornadas da Mama, que decorreram no Teatro de Vila Real, com um programa multidisciplinar focado no cancro da mama.

De acordo com João Abrantes, o objetivo das jornadas é “apresentar à nossa comunidade todo o trabalho que fazemos na unidade da mama, desmistificar, educar e tam bém demonstrar aquilo que se faz de referência a nível nacional da nossa unidade”.

Ao contrário do que acontecia antigamente, em que o cancro da mama “era mais frequente entre os 50 e 70 anos”, hoje é cada vez mais frequente, em mulheres em idades mais jovens e mais avançadas, afirma o responsável, admitindo que o uso da inteligência artificial em imagiologia mamária pode ajudar a fazer diagnósticos de forma mais precoce.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

ou compre apenas este artigo:

Comprar este artigo — 1,00€
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS