Esta tradição transmontana tão genuína celebrou recentemente o 5.º aniversário do reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Esta manhã, alguns representantes de Macedo de Cavaleiros puderam cumprimentar o santo padre e entregar-lhe uma lembrança dos caretos, no final da Audiência Geral, na Sala Paulo VI.
“Este encontro simbólico destaca a relevância universal da herança cultural dos Caretos, que representam uma manifestação única do Carnaval tradicional de Trás-os-Montes”, considera a Associação do Grupo de Caretos de Podence.
A comitiva entregou ao pontífice com uma peça do emblemático traje de Careto, um gesto que reflete o orgulho nesta tradição singular que é conhecida mundialmente.
O momento em que a irreverência e o colorido das máscaras, trajes e chocalhos dos Caretos se apresentarem perante o Papa Francisco, foi visto como uma forma de unir a ancestralidade e a fé, num cenário tão simbólico como o Vaticano.
Para a comitiva este encontro foi “um marco histórico, reforçando a importância de preservar e valorizar tradições locais que ganharam projeção global, mostrando o quanto elas podem contribuir para o diálogo entre culturas e a promoção da identidade de um povo”.
A comitiva foi integrada por António Valente Carneiro, presidente da Associação Grupo de Caretos, pelo presidente do Município, Benjamim Rodrigues, entre outros.



