A autarquia, presidida por João Gonçalves, acaba de lançar uma nova marca de promoção territorial.
Na abertura da Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, o presidente referiu a nova imagem “é focada na localização geográfica do concelho, ladeado pelos vales do Tua e Douro, mas também no sentimento de pertença a um território, no orgulho de ser de Carrazeda e na vontade de receber, de partilhar, de mostrar o que de diferente o concelho tem”.
Adiantou ainda que é um convite para “descobrir e sentir a hospitalidade das suas gentes, humildes e generosas, como generosa é a terra onde se produz uma maçã sem igual, o azeite e o vinho que qualidade incontestável”.
Carrazeda de Ansiães é uma terra de desafios, de luta contra os graves problemas de despovoamento que afligem todo o interior do país, mas é também terra de oportunidades, que aposta na promoção para afirmar e destacar as mais-valias do concelho, o setor produtivo, a história, a cultura e a paisagem.
Esta aposta necessitava de “nova roupagem”, isto é, de um conceito moderno, dinâmico, atrativo e foi isso que se pretendeu com a criação da nova “assinatura do concelho”, com um logotipo que desenha sobre o mapa do concelho um círculo aberto, mostrando movimento e abertura para a permanente transformação. A letra C de Carrazeda de Ansiães destaca-se e divide-se em duas cores, verde e azul. O azul do céu e da água, o verde da paisagem, do azeite, da maçã, das vinhas, da esperança de um concelho que trabalha o presente para agarrar o futuro.
Já a cor azul reflete todo o potencial e riqueza que simbolizam os rios, a água, fonte de vida e de frescura.
Na cor verde espelha-se toda a biodiversidade e riqueza, de uma terra que faz parte do Parque Natural Regional do Vale do Tua e que exibe dois galardões da UNESCO: a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica e Alto Douro Vinhateiro, ambos Património Mundial da Humanidade, pela paisagem viva e evolutiva.
A nova marca “é mais uma afirmação de integração de numa marca mundialmente reconhecida, como é o Douro, acrescentando também a marca Tua, em franca expansão e reconhecimento”.