Sábado, 13 de Julho de 2024
No menu items!

Cem anos da homenagem ao “Soldado Milhões”

No dia 8 de julho de 1924, o Governo português, através do Ministério do Interior, decretou a alteração do nome da freguesia de Valongo, no concelho de Murça, acrescentando-lhe “Milhais”, em honra do soldado Aníbal Augusto Milhais, que lutou na Grande Guerra. Cem anos depois, a aldeia celebra o feito.

-PUB-

No Núcleo Museológico “Soldado Milhões”, sediado na casa onde viveu com a sua família, é possível seguir-se a vida de Aníbal Milhais desde que foi agricultor e produtor, até se ter alistado no exército e lutado por Portugal frente às tropas alemãs, na Primeira Guerra Mundial. Segundo o que se sabe, o soldado terá desobedecido a uma ordem superior de retirada, tendo ficado sozinho a lutar contra as tropas inimigas. Ao fazê-lo, terá salvado milhares de soldados. Assim, o seu comandante ter-lhe-á dito que “tu és Milhais, mas vales milhões”, ficando então a sua alcunha a ser “Soldado Milhões”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS