O incêndio que começou no domingo em Rebordelo, no concelho de Vinhais, está em fase de rescaldo, depois de uma noite complicada para cerca de 70 habitantes da aldeia de Nuzedo de Baixo, que tiveram de ser levados para um local seguro.
O fogo começou por volta das 16h20 de domingo, chegou a ter três frentes ativas e levou ao corte de duas estradas, nomeadamente a Estrada Nacional (EN) 103, entre Rebordelo e Vinhais, e a Estrada Municipal (EM) 529, entre Vale das Fontes e Nuzedo de Baixo, vias que, entretanto, já foram reabertas ao trânsito.
A esta hora o incêndio está em fase de rescaldo, mas, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, continuam no terreno mais de 250 operacionais, apoiados por 90 veículos e um meio aéreo.
De referir que um outro incêndio deflagrou na sexta-feira em Freixo de Espada à Cinta. O alerta foi dado às 13h30, para um fogo na localidade de Mazouco. Neste incêndio chegaram a estar empenhados mais de centena e meia de bombeiros portugueses e espanhóis e uma dezena de meios aéreos.