Com este equipamento, o concelho de Sabrosa concretiza o reordenamento da sua rede escolar, facto que leva ao encerramento de todas as escolas do 1º Ciclo do Concelho. Porém, conforme nos garantiu o vice-presidente da autarquia, Domingos Carvas, “o fecho das escolas não trará desconforto aos nossos alunos. Os alunos que têm de fazer o percurso mais longo, os de Covas do Douro, cumprirão cerca de meia hora de viagem. Daí que se considere uma mais valia e uma melhoria indiscutível as novas condições oferecidas a nossa comunidade escolar”.
O edifício está dotado de painéis solares que lhe conferem a possibilidade de optimização e aproveitamento da energia solar para aquecimento e de águas pluviais, para utilização ao nível dos sanitários.
Os alunos terão acesso a recursos tecnológicos de aprendizagem de excelência. O Centro Escolar de Sabrosa irá acolher crianças do concelho que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico e outras dos jardins-de-infância de Sabrosa, Paços e freguesias envolventes.
Recorde-se que, o edifício tem dois pisos, com dez salas para o 1.º Ciclo, três para o Pré-escolar, salas de informática, gabinetes, um polivalente desportivo, um refeitório, uma biblioteca e um gabinete médico. A área total do empreendimento é de cerca de 9 700m2, com a sua implantação a ocupar perto de 1 400 m2. O espaço circundante destina-se para recreios, circulação, áreas verdes e aparcamento.
O valor investido no Centro Escolar ronda os dois milhões e cinquenta mil euros.