Quarta-feira, 15 de Abril de 2026
No menu items!
RegiãoChaves, Montalegre e Vimioso recebem financiamento para projetos turísticos

Chaves, Montalegre e Vimioso recebem financiamento para projetos turísticos

Os três municípios são os únicos da Região Norte que assinaram, no Porto, contratos de financiamento para projetos turísticos no âmbito do Programa de Apoio Crescer com o Turismo, promovido pelo Turismo de Portugal.

-PUB-

O Turismo de Portugal atribuiu 4,5 milhões de euros a 12 projetos turísticos, num investimento global de cerca de 11 milhões de euros. Os projetos apoiados distribuem-se pelas regiões Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo e envolvem entidades públicas, privadas e associativas.

Ontem, no Porto, numa sessão presidida pelo Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, onde esteve, também, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, o Presidente da CCDR NORTE, Álvaro Santos, e do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, os municípios de Chaves, Montalegre e Vimioso firmaram protocolos com vista ao financiamento de projetos turísticos.

“Mais do que um ato formal, esta sessão representa um compromisso coletivo com o desenvolvimento do território”, afirmou Castro Almeida, destacando que o turismo é atualmente “um dos setores mais dinâmicos da economia portuguesa e um dos que melhor tem projetado o país a nível internacional”.

De acordo com o governante, “o futuro do turismo não se constrói apenas com crescimento. Constrói-se com qualificação, sustentabilidade e valorização do território”, destacando o papel das CCDR na articulação entre políticas públicas, fundos comunitários e estratégias de desenvolvimento regional.

“Hoje celebramos a capacidade de cooperação entre o Estado, o Turismo de Portugal, a CCDR NORTE, as autarquias e os agentes económicos. É desta colaboração que nascem iniciativas que reforçam a competitividade dos destinos e tornam o turismo um verdadeiro motor de desenvolvimento regional”, afirmou o presidente da CCDR-N.

Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinhou que “os projetos contratualizados permitem valorizar e qualificar o nosso território, evidenciando a riqueza e diversidade dos nossos recursos, criando melhores condições para que a atividade turística gere cada vez mais valor e contribua para um país mais próspero e coeso”.

No caso de Chaves, o projeto beneficiado prevê a requalificação dos apeadeiros de Vilela do Tâmega e Vilarinho das Paranheiras. Trata-se de um investimento total na ordem dos 576 mil euros.

Em Montalegre, o projeto beneficiado chama-se “Gastronomicamente Barroso” e prevê a criação de um ecossistema gastronómico que combina investigação, storytelling, capacitação comunitária e inovação digital. O investimento total é de cerca de 209 mil euros.

Por fim, Vimioso irá receber financiamento para criar o Centro de Atividades Turísticas da Vila Histórica de Algoso, cujo investimento total é de 500 mil euros.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS