Os transmontanos entraram bem no jogo e não acusaram a pressão de estar em último lugar. Ainda assim, foi o Vitória de Guimarães a inaugurar o marcador.
Aos 20′, Jota Silva fez o gosto ao pé e colocou a equipa vimarenense em vantagem, já depois de ter deixado um primeiro aviso, que acabou por esbarrar na trave.
A resposta do Chaves chegou através do suspeito do costume. Héctor Hérnandez repôs a igualdade três minutos depois.
Ao intervalo, transmontanos e minhotos estavam empatados a uma bola.
Na segunda parte, os da casa voltaram a entrar melhor e conseguiram superiorizar-se ao adversário. Tiveram, até, uma oportunidade para chegar à vantagem, através de Guzzo, mas o guardião vitoriano estava atento e sacudiu para canto.
Sem que nada o fizesse prever, e contra a corrente do jogo, o Vitória acaba por marcar. Após uma má decisão do guarda-redes do Chaves, Hugo Souza, que comete falta sobre Nélson Oliveira, o capitão dos minhotos, Tiago Silva, fez o 1-2 final através de uma grande penalidade.
O Desportivo de Chaves ainda tentou reverter a situação e não baixou os braços, mas não conseguiu evitar a derrota e está há quatros jogos sem vencer.
O Vitória de Guimarães segue em quinto lugar, agora com 50 pontos, a apenas três do Sporting de Braga, enquanto o Desportivo de Chaves se mantém no 18.º e último lugar, com 19 pontos.