Segundo Mara Minhava, vereadora da câmara municipal, “preparámos um programa para os vila-realenses e para quem nos visita”.
“As ruas vão ficar cheias de cor e de magia típicos no Natal. A cada ano que passa vamos tendo mais gente e acho que este ano não vai ser exceção”, afirma a vereadora, acrescentando que “a cada ano que passa, os presépios são cada vez mais inovadores e diferentes. Na sua construção, as freguesias costumam usar os materiais característicos de cada uma, desde o xisto ao granito, barro negro ou linho, entre outros”.
A programação arranca no sábado com a Feira de Outono e no domingo são inauguradas as luzes de Natal, às 17h00. Haverá, ainda, um concurso de montras de Natal, o Eco Natal, com árvores natalícias feitas com materiais reciclados, e também a mostra de Natal das freguesias e o mercado de Natal. A isto junta-se um festival de patinagem artística e um torneiro de futsal.
Para dar as boas-vindas a 2025, o madeireiro vai ser acendido na Praça do Município, às 17h00 de dia 31 de dezembro, havendo ainda a festa M80 e o tradicional fogo de artifício.
Para dia 4 de janeiro está agendada a XVIII Corrida de São Silvestre, seguindo-se o tradicional encontro de Cantadores de Janeiras. A programação da “Bila Natal” termina no dia 12 de janeiro com o torneio inter-regional de basquetebol.
De acordo com a autarquia, o orçamento da edição deste ano da “Bila Natal” ronda os 140 mil euros.