Para evitar mal entendidos, junto dos consumidores do mercado estrangeiro, em que associavam a marca chapéu da Adega Cooperativa de Murça, “Caves da Porca”, a “algo que tivesse a ver com suínos”, a sua Direcção alterou a denominação para “Caves de Murça”.
“A marca era bem aceite, nos mercados nacionais, com familiaridade à denominação da Porca. Porém, noutros mercados, principalmente nos externos, a marca era associada à raça suína. Esta situação também era evidente, em algumas zonas do nosso país, especialmente no Alentejo. Aliás, houve uma revista que achava a denominação comercial pouco adequada e pejorativa, para vinhos de óptima qualidade. Tivemos situações em que nos garantiam que a marca não vendia por ter o rótulo ‘Caves da Porca’ e, em grande plano, o monumento da porca” – disse Arnaldo Santos, Director Comercial da Adega Cooperativa de Murça.
A referência ao “ex-libris” de Murça continua no rótulo, mas de forma mais discreta. E alterou-se a marca chapéu para “Caves de Murça” ou “Adega de Murça”. Mesmo assim, é intenção da Adega incluir alguma informação alusiva à importância histórica do tão simbólico “berrão”, para o consumidor não criar qualquer confusão e, como tal, promover à melhoria da imagem.
Neste momento, decorre a fase de lançamento desta alteração. Algumas garrafas da Adega já ostentam a designação “Caves de Murça”. Também a entrada da própria Cooperativa ostenta, já, essa alteração.
Jmcardoso