Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
No menu items!
InícioLamegoCriação artística participativa e democracia cultural em Lamego

Criação artística participativa e democracia cultural em Lamego

O programa tem como objetivo promover práticas culturais e artísticas participativas e fortalecer a rede de pessoas e instituições que fazem da cultura um instrumento de cidadania e de desenvolvimento local.

-PUB-

O Auditório da Associação de municípios do Douro Sul, em Lamego, vai receber, no dia 25 de outubro, um dia dedicado “a criação artística e a democracia cultural”, no âmbito do programa ATOS. Esta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o município de Lamego.

O evento tem início marcado para às 11h00 e termina às 17h00. De manhã, começa com o Pitch ATOS Lamego, “um momento aberto ao público onde vão ser apresentados sete microprojectos desenvolvidos no concelho”. Os projetos “Gambiarras”, “Casa do Cinema”, “Onde a cidade para”, “a Natureza cresce”, “Cidade Sonora”, “Matéria Incomum”, “AGRUPA” e “Entre Peles” refletem “diferentes modos de participação cultural e artística, envolvendo cidadãos, associações e criadores locais”.

Cada equipa vai apresentar de forma breve, o seu percurso, a ideia e o impacto pretendido para a comunidade, promovendo “o diálogo entre os participantes, mentores e o público”.

No período da tarde, vai decorrer o Fórum ATOS, espaço de pensamento e debate com a presença de Inês Tecedeiro, da associação Wamãe (Funchal), e Maria João Leite, da associação Ecos Urbanos (São João da Madeira). O encontro pretende propor “uma reflexão sobre o papel da cultura na coesão social e na participação do cidadão, valorizando a criatividade, a diversidade e a colaboração entre setores”.

As pessoas que estiverem interessadas devem preencher o seguinte formulário: https://tndm.qualtrics.com/jfe/form/SV_esVbQWqELdaSLf8

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS