Quinta-feira, 29 de Julho de 2021

De portas abertas à comunidade para uma cidadania ativa

ESPECIAL ENSINO - Agrupamento de escolas de Vila pouca de Aguiar

-PUB-

O Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar abrange um total de 1084 alunos, distribuídos pelo ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Tem procurado, através dos vários percursos formativos, ir de encontro às necessidades dos estudantes da comunidade onde se insere, interagindo com a comunidade local e garantindo formação aos jovens que se enquadrem na estratégia de desenvolvimento concelhio, em parceria com as mais diversas entidades.

“Mais do que instruir, ensinar os alunos e ajudá-los a obter resultados escolares, temos como grande objetivo educar e formar pessoas para intervirem ativamente na sociedade. Alunos participativos que tenham voz ativa nos vários fóruns da sociedade”, referiu José Teixeira, diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar há sete anos. 

Com uma estratégia educativa e formativa bem delineada, o agrupamento aguiarense tem obtido excelentes resultados escolares, posicionando-se em lugares de destaque no ranking nacional e, recentemente, foi distinguido, por três anos, com o Selo de Qualidade EQAVET. 

O trabalho desenvolvido por alunos e professores ultrapassa os portões de cada uma das escolas espalhadas pelas nove freguesias do concelho, numa interação e comunicação com toda a comunidade que, para o diretor, é um dos “pontos fortes do nosso agrupamento”, destacando as duas páginas que tem, semanalmente, no jornal local, onde são noticiadas as atividades e iniciativas realizadas nas escolas e, ainda, o desfile de Carnaval e o “Dia do Agrupamento” em que a comunidade escolar interage com as mais diferentes instituições públicas e privadas do concelho. “São sempre recetivas àquilo que nós lhes pedimos”. 

“Os alunos conseguem uma formação mais integral e abrangente se participarem em projetos, em vez de ficarem cingidos à parte curricular”, sublinhou José Teixeira, destacando o “Parlamento Jovem”, o “Autarquia Jovem” e o “Orçamento Participativo”, como alguns casos de sucesso. 

O Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar tem ainda em execução o Programa Roma Educa, da responsabilidade do Alto Comissariado para as migrações, com o objetivo de integrar cidadãos de etnia cigana na comunidade. Neste momento, das 120 bolsas nacionais, o agrupamento conseguiu cinco para ajudar à inclusão de famílias do concelho de Vila Pouca de Aguiar. 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.