Domingo, 14 de Agosto de 2022

Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente foi celebrado no dia 5 de junho e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas 

-PUB-

O tema para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano foi ” Uma Só Terra”, com o foco na “vida sustentável em harmonia com a natureza”.

Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar a população mundial para a importância de tomar medidas para preservar o Planeta, promover iniciativas de proteção e preservação ambiental e contribuir para a diminuição da pegada ecológica de cada um, estas atitudes devem ter início em cada um de nós, no modo como pensamos e agimos, e esse é o motivo pelo qual a educação é tão importante, garantindo a todas as gerações, presentes e futuras, o direito a um meio ambiente saudável, que possibilite uma boa qualidade de vida.

Observamos de perto as mudanças climáticas. Parece que a humanidade está numa corrida louca para destruir a natureza, e, infelizmente sofremos direta/indiretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta. Facto é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos procurar melhorias para ter uma vida sustentável em harmonia com a Natureza.

Todos os ecossistemas mundiais estão em processo acelerado de degradação permanente e trazem sérios riscos para o equilíbrio do clima, afetando drasticamente as chuvas, contribuindo para o aquecimento global, aumentam os riscos de desastres naturais provocados pelo ser humano e suas atividades, com sérias consequências económicas, sociais, ambientais, geopolíticas e culturais.

 O aumento da desflorestação leva à degradação dos solos, erosão e desertificação; a poluição do ar através da emissão de milhões de toneladas de gases de efeito estufa; a poluição dos cursos de água através do uso indiscriminado de agrotóxicos; de mercúrio em atividades de mineração e o próprio desperdício de mais de 30% de todo o alimento produzido no mundo.

O aumento constante de resíduos sólidos, que acabam por degradar todos os cursos de água, inclusive rios e os oceanos, que provocam desgaste dos ecossistemas, do meio ambiente em todos os aspetos e que provocam mudanças climáticas têm vindo a ser destacadas nos acordos e convenções do clima, como o Acordo de Paris. Paralelamente, existem milhares de pessoas que voluntariamente estão a assumir este desafio de salvar o planeta, mudando o paradigma do chamado desenvolvimento económico e social.

Este novo paradigma é representado pela economia verde, a economia sustentável, a economia da partilha, a economia circular, a economia solidária, o cooperativismo, que necessariamente devem sustentar as politicas sociais de um país.

Precisamos pensar globalmente e agir localmente, só assim o nosso esforço e a nossa luta não terão sido em vão.

O Dia Mundial do Ambiente pode ser o ponto de partida para começar a adotar medidas ecológicas e ambientalmente responsáveis. Lembre-se: a mudança começa em nós!

Mais Lidas

Trocar a azáfama pela tranquilidade

Espaço de simbiose perfeita

Acidente com moto 4 faz dois mortos

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.