O Partido Socialista (PS) apresentou, no dia 29, os seus candidatos aos vários órgãos autárquicos do concelho de Sabrosa, sendo de realçar a recandidatura do ex-independente José Marques à liderança da Câmara Municipal local.
Em 2005, José Marques conseguiu um lugar na história ao ser o primeiro candidato sem cor política a ganhar umas eleições autárquicas no distrito, somando apenas mais 39 votos que o PSD, que na altura terminava um mandato social-democrata liderado por Orlando Vaz.
Agora, a equipa do candidato assumiu o caminho socialista, no entanto, como explicou José Marques, o objectivo da sua recandidatura é “consolidar o trabalho dos últimos quatro anos e desenvolver toda a estratégia desenhada para o concelho”.
“Vamos consolidar toda a dinâmica de aproveitamento dos principais recursos e potenciais endógenos do concelho, nomeadamente o turismo, a agricultura, a valorização do sector do granito”, explicou José Marques, referindo que o objectivo final é criar condições de atractividade e uma nova centralidade para Sabrosa.
“A associação entre o movimento independente e o Partido Socialista confere ao projecto outra capacidade e oportunidade de fazermos mais e melhor”, explicou ainda o candidato, referindo que o programa para o próximo mandato está “perfeitamente gizado ao nível das suas diversas componentes”, sendo necessário apenas “afina-lo e reforça-lo”.
Relativamente à sua equipa, José Marques deixa a garantia de que houve um “entendimento” na constituição das listas, sendo que “grande parte das pessoas que estavam no movimento independente continuam também associadas a esta estratégia, bem como grande parte de toda a estrutura do PS”. “Para bem de Sabrosa, estamos em condições de criarmos um projecto em conjunto para melhor servir o nosso concelho”, frisou.
O PS vai apresentar candidatos em nove das 14 freguesias do Município de Sabrosa sendo que, das restantes cinco, em uma (São Cristóvão) o partido não tem candidato e em quatro concorrem listas de independentes que apoiam a candidatura socialista de José Marques (Parada do Pinhão, Paradela de Guiães, Vilarinho de São Romão e Sabrosa).
“Apesar de toda a complexidade, de todos os constrangimentos, foi um mandato recheado de concretizações, muito trabalho, muito empenho e, sobretudo, de muita dedicação à causa das pessoas”, considerou o candidato sobre os últimos quatro anos.
José Marques sublinhou as conquistas ao nível do desenvolvimento do turismo cultural, bem como ao nível das acessibilidades, com a ligação à A24 e a conclusão do nó de Lamares, que vai permitir a ligação à futura A4.
Conseguimos dar “dinâmica a projectos estruturantes, como por exemplo ao nível das energias renováveis, um sector onde praticamente ninguém tinha pegado e no qual temos projectos que a muito breve trecho vão estar implementados”, adiantou.
Ao concelho de Sabrosa candidatam-se ainda Milcíades Carvalho, pela coligação PSD/CDS-PP, José Cuevas, pela CDU, e Luís Almeida, pelo Bloco de Esquerda.