Por inerência, também membro do Conselho Episcopal e Vigário Judicial Adjunto no Tribunal Interdiocesano Vilarealense, o Padre António Augusto Ferreira Pires foi nomeado Vigário Judicial da Diocese de Bragança-Miranda.
Natural de Torre de Moncorvo, foi ordenado por D. António José Rafael, em julho de 1995, e é licenciado em teologia na Universidade Católica Portuguesa e direito canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca. Foi presidente da Comissão diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, criou o Centro de Conservação e Restauro da Diocese, em Sendim, e dedicou sua vida pastoral à conservação e restauro de templos religiosos. Foi também docente de moral em Sendim, onde integrou o Conselho Diretivo, entre 1997 e 1999 em Miranda do Douro e Torre de Dona Chama.
Atualmente é membro da Associação de Canonistas Portugueses e da Consociatio Internationalis Studio Iuris Canonici Promovendo e capelão do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, membro do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral diocesano. Preside à Fundação diocesana Casa da Criança Mirandesa e ao Centro Social Paroquial São João Baptista, em Picote. Integra, desde 2007, como juiz, o Tribunal Interdiocesano.



