Quinta-feira, 5 de Agosto de 2021

Docente da UTAD cria ‘App’ que analisa casos por concelho

Todos os dias são revelados os números da Covid-19 a nível nacional, mas agora existe uma aplicação que permite analisar a doença à escala local. O objetivo é ajudar autarquias e entidades públicas locais na tomada de decisões, bem como informar o público em geral.

-PUB-

Já é possível acompanhar as dinâmicas temporais e geográficas da Covid-19 à escala concelhia. Tudo porque Ricardo Bento, investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), criou uma aplicação que permite analisar o padrão da doença a nível local, tendo em conta os dados divulgados, diariamente, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O também docente da UTAD explicou à VTM que o projeto surgiu “da vontade de tentar ajudar”, através de uma solução informática (dashboard) onde é possível “analisar o padrão da doença à escala local”, com recurso a uma ferramenta que pretende “colmatar uma lacuna existente nas soluções então disponibilizadas”.

“Começámos por compilar os dados com o

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.