O principal objetivo é apoiar instituições sem fins lucrativos nas suas iniciativas destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas em situações de vulnerabilidade e promover a igualdade de oportunidades.
As candidaturas mais pontuadas são submetidas a avaliação complementar por um grupo de avaliadores designados pelo BPI e pela Fundação ”la Caixa”, a fim de validar e comprovar a sua consistência. Por fim, a seleção dos projetos é realizada por um júri que analisa as candidaturas, as linhas prioritárias estabelecidas, a solidez e o impacto social.
Em 2021, o BPI e a Fundação “la Caixa” destinaram quatro milhões de euros para apoiar 142 iniciativas de entidades do terceiro sector. Para 2022, os prémios Infância e Seniores foram os que beneficiaram de um maior reforço de dotação, distribuindo cada um 1,3 milhões de euros.
O processo de candidaturas ao Prémio Capacitar já se encontra aberto, este prémio apoia projetos que melhorem a qualidade de vida e a autonomia das pessoas com deficiência e doença mental.
Desde 2010 que foram distribuídos mais de 22 milhões de euros para a implementação de 781 projetos de inclusão social em Portugal, pelo BPI e a Fundação “la Caixa”, cooperando para melhorar a vida de mais de 175 mil pessoas.