Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021

Eduardo Tavares é o novo presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor

O presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, foi eleito Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor, no dia 10 de novembro.

-PUB-

Em comunicado, Eduardo Tavares admite que os próximos anos vão ser “decisivos” no que diz respeito “ao desenvolvimento das potencialidades turísticas, económicas e ambientais da região e, em especial, dos territórios abrangidos pelos Lagos do Sabor”.

Entre as prioridades definidas está a aprovação do Programa Especial da Albufeira do Baixo Sabor (PEABS), “o principal instrumento de ordenamento do território nos Lagos do Sabor” e ainda a definição de uma visão estratégica única de desenvolvimento socioeconómico destes territórios.

Para a Associação de Municípios, e para os quatro autarcas que a integram, “é prioritário e fundamental garantir a criação de um Programa de Valorização Económica específico para este território, o PROVERE – Lagos do Sabor, e certificar os 2300 km² dos quatro municípios como uma Bio-Região”.

Em cima de mesa estão ainda outros projetos como “a implementação da Rota da Pintura Mural (Projeto História a Fresco), a defesa da continuidade de Programas de Empreendedorismo e Defesa do Meio Ambiente junto do novo proprietário das Barragens (MOVHERA e ENGIE), terminar a negociação da nova fórmula do Fundo Baixo Sabor, de forma a aumentar o valor anual, e implementar uma estratégia para certificar as estações náuticas dos Lagos do Sabor e desenvolver todas as potencialidades turísticas desta reserva de água com mais de 70 km de extensão”.

Para além de Eduardo Tavares compõe o Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor os autarcas de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, na qualidade de secretário e vogal, respetivamente. Já a Assembleia Intermunicipal é presidida por Nuno Gonçalves, presidente da Câmara de Moncorvo.

Fazem parte da Associação de Municípios do Baixo Sabor os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

O organismo será presidido, nos próximos anos, autarca de Alfândega da Fé. Eduardo Tavares sucede, desta forma, a Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.