Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Eduardo Tavares é o novo presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor

O presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, foi eleito Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor, no dia 10 de novembro.

PUB

Em comunicado, Eduardo Tavares admite que os próximos anos vão ser “decisivos” no que diz respeito “ao desenvolvimento das potencialidades turísticas, económicas e ambientais da região e, em especial, dos territórios abrangidos pelos Lagos do Sabor”.

Entre as prioridades definidas está a aprovação do Programa Especial da Albufeira do Baixo Sabor (PEABS), “o principal instrumento de ordenamento do território nos Lagos do Sabor” e ainda a definição de uma visão estratégica única de desenvolvimento socioeconómico destes territórios.

Para a Associação de Municípios, e para os quatro autarcas que a integram, “é prioritário e fundamental garantir a criação de um Programa de Valorização Económica específico para este território, o PROVERE – Lagos do Sabor, e certificar os 2300 km² dos quatro municípios como uma Bio-Região”.

Em cima de mesa estão ainda outros projetos como “a implementação da Rota da Pintura Mural (Projeto História a Fresco), a defesa da continuidade de Programas de Empreendedorismo e Defesa do Meio Ambiente junto do novo proprietário das Barragens (MOVHERA e ENGIE), terminar a negociação da nova fórmula do Fundo Baixo Sabor, de forma a aumentar o valor anual, e implementar uma estratégia para certificar as estações náuticas dos Lagos do Sabor e desenvolver todas as potencialidades turísticas desta reserva de água com mais de 70 km de extensão”.

Para além de Eduardo Tavares compõe o Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor os autarcas de Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, na qualidade de secretário e vogal, respetivamente. Já a Assembleia Intermunicipal é presidida por Nuno Gonçalves, presidente da Câmara de Moncorvo.

Fazem parte da Associação de Municípios do Baixo Sabor os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

O organismo será presidido, nos próximos anos, autarca de Alfândega da Fé. Eduardo Tavares sucede, desta forma, a Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.