A suspensão das atividades letivas empurrou, novamente, alunos e professores para as suas casas, que atualmente, se transformam em sala de aula.
Também as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S) estão a ser disponibilizadas “online” pela autarquia, que “agilizou e organizou as aulas síncronas e assíncronas em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Murça”. As Técnicas de Informação e Comunicação (TIC), a atividade física e o ensino da música também “não ficam para trás”.
Para além deste importante auxílio aos alunos do pré-escolar e dos ensinos básico e secundário do concelho, o município continua a desenvolver algumas iniciativas “online” para toda a população.
Os técnicos de desporto da autarquia, por exemplo, “retomaram a promoção da prática de exercício físico, através dos conteúdos que preparam, em vários formatos, para idades diferentes, que vão sendo disponibilizados nas redes sociais do município, com sessões específicas”.
Os momentos de animação sociocultural, que a autarquia disponibiliza através dos serviços da Biblioteca Municipal, acontecem também à distância. “Esta é uma forma de incentivar a leitura, o gosto pelos livros, contando histórias, lengalengas e contos, apelando à participação e interação dos diferentes interlocutores, através de atividades de leitura ou de expressão plástica”, explica a autarquia em comunicado.
Na última iniciativa, inserida nas atividades de promoção e animação do livro e da leitura destinado às famílias, a propósito do dia dos afetos, foi partilhado o conto “De que cor é um beijinho?”, pelos colaboradores da Biblioteca Municipal, que desafiaram as crianças e as famílias a realizarem trabalhos manuais sobre a temática, utilizando preferencialmente materiais reciclados.
A Equipa Multidisciplinar de Combate ao Insucesso Escolar, em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas, é outra das ferramentas “muito importantes para ultrapassar estas exigências, colocando no terreno as suas competências e métodos de acompanhamento, muito focados nas situações de maior vulnerabilidade”.
O município refere ainda que cedeu novamente equipamentos informáticos e acesso à internet, “procurando incluir todos neste tão difícil processo de aprendizagem e interação social à distância”.