Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Hernâni Dias
Presidente da Direção Brigantia Ecopark e da Câmara Municipal de Bragança

Empreendedorismo e Inovação no Interior

As empresas sediadas no Parque registaram, em 2020, um volume de negócios superior a 20 milhões de euros

-PUB-

O Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia EcoPark, localizado em Bragança, foi inaugurado a 28 de agosto de 2015. Em outubro de 2021, com um investimento inicial a rondar os 12,6 milhões de euros e, após seis anos de atividade, o Parque apresenta uma taxa de ocupação acima dos 95%, distribuída por 68 empresas, o CoLab MORE, o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos e a Secretaria de Estado para a Valorização do Interior.
É hoje um exemplo bem-sucedido da implementação de uma estratégia de intervenção territorial, como motor e impulso para o fomento e a promoção do empreendedorismo científico e tecnológico, e o desenvolvimento sustentável de territórios de baixa densidade, através da captação de investimento, empresas e criação de postos de trabalho qualificados e altamente qualificados.

As empresas sediadas no Parque registaram, em 2020, um volume de negócios superior a 20 milhões de euros. Com um total aproximado de 300 colaboradores associados às respetivas empresas, 96,6% dos quais correspondem a recursos humanos qualificados ou altamente qualificados. Impõe-se referir a libertação estimada de mais de quatro milhões de euros associados às remunerações dos colaboradores existentes. Com mais de 10 nacionalidades diferentes, realça-se que cerca de 80% têm uma relação com o Instituto Politécnico de Bragança.

Em 2020, a OCDE definiu a intervenção territorial como forma de apoio para cumprir os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e a Agenda 2030. Casos como o do Brigantia EcoPark, o seu posicionamento e impacto atual aliado a uma visão sustentável e estratégica sobre o futuro, demonstram, claramente, a importância da implementação deste tipo de estratégias para a promoção e desenvolvimento sustentável dos territórios, nomeadamente em contexto de baixa densidade ou do interior.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.