Domingo, 22 de Maio de 2022

“Encontros no Planalto”- Cultura Sefardita em Vimioso

Este evento leva até Vimioso, nos dias 29 e 30 de abril e no primeiro de maio, uma visão pluridisciplinar da Cultura e Identidade Sefardita.

“Encontros no Planalto” distingue-se pela música sefardita, pelo cinema judaico-sefardita, por exposições de fotografia, performances, concertos e conversas.

“Sefarditas” é o termo usado para remeter para os descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha, que estão presentes no território há mais de 2000 anos. São sinónimo de dinâmica, de criatividade e de resistência, até mesmo durante o período da Inquisição.

Promovidos pela Câmara Municipal de Vimioso, com conceção e produção das Ideias Emergentes, os “Encontros no Planalto” pretendem trabalhar o território (geográfico e cultural) do Nordeste Transmontano, através da identidade sefardita.

As atividades a desenvolver neste evento têm como objetivo conduzir a um reequacionar do espólio sefardita.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.