Segunda-feira, 13 de Abril de 2026
No menu items!
Em FocoEnsinar Português com paixão em Timor Leste

Ensinar Português com paixão em Timor Leste

Natural de Rio Bom, no concelho de Valpaços, Cláudia Taveira abriu-nos a porta de sua casa para nos falar do projeto do qual faz parte, em Timor Leste

-PUB-

Cláudia Taveira tem 41 anos e é professora há 17. Rumou a Timor Leste em 2002 onde “tencionava ficar durante um a dois anos”, mas 14 anos depois, continua por lá, a ensinar português.

Atualmente colabora com o Instituto Camões, onde dá formação a jornalistas e assessores de imprensa timorenses. O Consultório da Língua para Jornalistas, como é designado, tem como objetivo “dotar os profissionais de competências que lhes permitam transmitir uma informação fidedigna em português”.

Em Timor Leste a língua mais falada é o tétum, ainda que os censos de 2015 mostrem que 30,8% da população lê, fala e escreve português.

 

No que diz respeito à comunicação social do país,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS