Edição ImpressaEntidade Reguladora da Saúde aponta falha grave após troca de identidade entre doentes

Entidade Reguladora da Saúde aponta falha grave após troca de identidade entre doentes

A ULSTMAD recebeu uma instrução formal da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) após a confirmação de uma grave falha nos procedimentos de identificação de utentes no Hospital de Vila Real

Segundo a deliberação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para o terceiro trimestre de 2025, datada de 4 de setembro de 2025, a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), recebeu uma instrução formal após a confirmação de uma grave falha nos procedimentos de identificação de utentes no Hospital de Vila Real.

​A deliberação da ERS surge na sequência da reclamação da filha de um paciente, que dá conta da troca de identidade do homem, resultando em tratamento médico incorreto e alta hospitalar.

​Segundo o documento da ERS, o incidente ocorreu em fevereiro de 2025, quando um homem deu entrada nesta unidade hospitalar com insuficiência respiratória. No entanto, devido a um “erro administrativo”, o paciente foi tratado como sendo um doente com Parkinson.

​O utente incorreto recebeu alta hospitalar a 3 de março

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

ou compre apenas este artigo:

Comprar este artigo — 1,00€
Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em

Audi A6 Avant


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO