Na última semana de dezembro, a equipa Sénior B de Andebol do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se até à cidade de Lamego onde permaneceu durante quatro dias.
Os jovens atletas foram recebidos no edifício dos Paços do Concelho pela vice-presidente da câmara municipal, Catarina Ribeiro, que considera este tipo de iniciativas importantes para “apoiar os clubes e todas as atividades desportivas que ocorrem em Lamego, sendo uma forma de dar a conhecer a cidade”.
A equipa ficou alojada no Complexo Desportivo da cidade, onde foram realizados os treinos diários e um jogo amigável contra a equipa de andebol da Póvoa de Varzim. O tempo livre foi aproveitado para conhecer a cidade e aprofundar relações com o Andebol Club de Lamego.
Para Bernardo Direito, técnico de desporto do município, estas iniciativas são importantes para a rotatividade dos atletas, realçando a segurança e o isolamento como prioridades, com treinos à porta fechada e sem público nas bancadas.
“A intenção era que a população estivesse presente e que os atletas do Andebol Club de Lamego tivessem oportunidade de estar com a equipa, mas com o agravamento da situação da pandemia, tivemos que fazer algo mais restrito”, explica.
Através deste estágio nasceu a possibilidade de se vir a realizar um torneio com diferentes equipas de andebol ao longo deste ano.
“Queremos abrir a porta para o futuro. Já falámos da criação do torneio de andebol na cidade de Lamego, com oito a 12 equipas, podendo vir a ser realizado na mesma data do estágio. A ideia já lá está, contudo não sabemos o futuro. Se tudo correr bem, Lamego ficará, mais uma vez, no mapa do desporto e do andebol”, conclui Bernardo Direito.