Os corpos de bombeiros suíços voltaram a oferecer equipamentos de proteção individual aos bombeiros de Provesende.
Esta é já a quarta vez que os bombeiros helvéticos doam material à corporação transmontana, que, apesar de “não conhecer ninguém”, eles enviaram o equipamento, que terá um “valor aproximado de 50 mil euros”, confirma à VTM o segundo comandante José Silva. “São equipamentos de proteção individual, fatos completos para incêndios urbanos e industriais, botas e aparelhos respiratórios, que são bastante caros”, referiu, adiantando que o material oferecido “é usado, mas está praticamente novo. Nós só pagamos o transporte”.
Devido à sua área de intervenção, este tipo de equipamento “é muito útil” no combate a incêndios urbanos, uma área que “nos preocupa bastante”, como os “produtos inflamáveis que se usam nas quintas e a quantidade de camiões que passam na estrada 323, que liga Sabrosa ao Pinhão, que sofreu uma intervenção importante, mas não deixa de ser uma via perigosa”, disse o segundo comandante, adiantando que antes tinham equipamentos apenas para 10 elementos. “Com esta oferta, posso dizer que tenho equipamentos para todos os bombeiros da corporação, que são cerca de 50”.
Este responsável aproveitou para agradecer ao amigo Carlos Pinto, que é bombeiro na corporação de Mesão Frio, e foi através dele que esta oferta chegou aos voluntários de Provesende. “Um dia também gostaria de visitar os bombeiros suíços e agradecer-lhe a oferta pessoalmente”, sublinhou.
José Silva referiu ainda que a corporação já está a preparar a época de incêndios. “Temos feito treinos e gestão das faixas de combustível, para prevenir incêndios”. No próximo domingo, iremos limpar mais 18 hectares de um privado”.
Os bombeiros de Provesende são responsáveis pela proteção de socorro na parte sul do concelho de Sabrosa”.