Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Escola Primária de Souto Maior vai acolher 20 refugiados ucranianos

O anúncio foi feito ontem por Helena Lapa, presidente do município de Sabrosa, aquando da reinauguração do Polidesportivo de Souto Maior, localidade que se prepara para receber 20 refugiados no final desta semana

De acordo com Helena Lapa, presidente do município de Sabrosa, “estamos a preparar a chegada de 20 pessoas, refugiados ucranianos, ao concelho. Irão ser alojados aqui, em Souto Maior. De momento, estamos a ultimar os preparativos para os podermos acolher”.

A Escola Primária foi o local de acolhimento eleito. “Está a ser feito um esforço imenso por parte dos funcionários do município, da Junta de Freguesia e da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa (ACDR) de Souto Maior. Ou seja, estão as forças vivas todas em colaboração e em articulação”.

Até ao final desta semana, “vamos poder acolher estas mulheres e crianças que vêm da Ucrânia. Esta é uma ação concertada pela CIM (Comunidade Intermunicipal do Douro). Os 19 municípios articularam-se e uniram-se por esta causa, o que faz com que a logística seja muito mais simples”.

De acordo com a autarca, ontem chegaram “dois autocarros com 89 pessoas. Durante esta semana irão chegando mais e, até ao final desta, nós estaremos devidamente preparados para os acolher com dignidade e humanidade, acima de tudo”, rematou Helena Lapa.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.