De acordo com Helena Lapa, presidente do município de Sabrosa, “estamos a preparar a chegada de 20 pessoas, refugiados ucranianos, ao concelho. Irão ser alojados aqui, em Souto Maior. De momento, estamos a ultimar os preparativos para os podermos acolher”.
A Escola Primária foi o local de acolhimento eleito. “Está a ser feito um esforço imenso por parte dos funcionários do município, da Junta de Freguesia e da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa (ACDR) de Souto Maior. Ou seja, estão as forças vivas todas em colaboração e em articulação”.
Até ao final desta semana, “vamos poder acolher estas mulheres e crianças que vêm da Ucrânia. Esta é uma ação concertada pela CIM (Comunidade Intermunicipal do Douro). Os 19 municípios articularam-se e uniram-se por esta causa, o que faz com que a logística seja muito mais simples”.
De acordo com a autarca, ontem chegaram “dois autocarros com 89 pessoas. Durante esta semana irão chegando mais e, até ao final desta, nós estaremos devidamente preparados para os acolher com dignidade e humanidade, acima de tudo”, rematou Helena Lapa.