Efetivamente, a história da Escola remonta a 1888, ano em que foi fundada a Escola de Desenho Industrial de Vila Real, posteriormente Escola Industrial e Comercial de Vila Real, e só mais tarde, com a reconversão do ensino técnico e com a unificação do ensino secundário, Escola Secundária S. Pedro.
A Escola, que conta atualmente com 1030 alunos, 120 professores e 35 funcionários, sofreu, nos últimos três anos, obras de requalificação que envolveram um enorme esforço por parte de todos.
A Escola Secundária S. Pedro “é uma referência” na cidade e na região. E a direção revela, com “enorme orgulho” que, nos próximos dias 14 e 15 de junho, comemora 60 anos de vida. A data será aproveitada para realizar a tradicional cerimónia de entrega do Livro de Curso aos cerca de 200 alunos finalistas.
Das comemorações, que terão início com o hastear da bandeira na manhã do dia 14, destacam-se uma missa campal, um concerto, várias atividades desportivas, workshops, cinema, exposições sobre temas muito diversos e um baile para os alunos finalistas.
A comunidade educativa da Escola Secundária S. Pedro refere que “continuará a formar jovens de excelência”, quer para a entrada no mundo do trabalho quer para o acesso ao ensino superior, encarando o futuro “com otimismo”.