Da parte da manhã, o evento contou com a presença dos alunos do Peso da Régua que foram recebidos pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Martinho Gonçalves, que aproveitou o momento para dar as boas-vindas a todos. “É com muito gosto que vos recebemos no nosso auditório, desejo uma sessão de divulgação esclarecedora, pois alguns de vocês estarão certamente interessados em seguir esta via militar, tão importante para a soberania do país”.
Acrescentou ainda que são os militares que “nos transmitem segurança e estão empenhados em missões Internacionais, em defesa da liberdade e da paz. Convido desde já a estarem presentes nas Comemorações do dia 10 de junho, no Peso da Régua, para nós é um orgulho fazer parte desta grande Comunidade do Douro”.
À tarde, o auditório municipal encheu com os alunos de Sabrosa, Murça, Alijó, Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião, e contou com a presença da presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, do vice-presidente, Martinho Gonçalves, do Coronel Nóbrega Pizarro, militar ilustre do concelho de Sabrosa, e do Major General António Cavaleiro.
Nas sessões foram divulgadas e apresentadas as forças armadas portuguesas, com testemunhos pessoais de experiências dos oficiais dos três ramos, a Marinha, o Exército e a Força Aérea, com espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a todos os alunos.
Na sessão de encerramento, a presidente Helena Lapa realçou a importância da realização destas atividades e da sua participação, que “devem contribuir para o vosso crescimento”, esperando que a apresentação feita “vos leve a ponderar seguir no futuro esta área. Os valores por que se regem as Forças Armadas, a coragem, a honra a lealdade, e outros valores que devem ser extensíveis a todos nós devem ser realçados”.
A autarca recordou ainda que Sabrosa tem três figuras que se destacam no âmbito militar, “um deles, e com muita felicidade nossa aqui presente, o Coronel Pizarro, e outras duas figuras, que, infelizmente, nos deixaram, como o General Loureiro dos Santos, de quem temos o espólio, doado por ele, apresentado no Espaço Vida e Obra General Loureiro dos Santos, no Edifício do CEISDTAD do município. E o Coronel Jaime Neves, que foi um Capitão de Abril e nos deixou há pouco tempo”.